REVIEW DO EPISÓDIO 09 DA 3ª TEMPORADA DE SUPERMAN & LOIS

E vamos para mais um review da maravilhosa série “Superman & Lois”.

Particularmente continuo impressionado em ver a maneira elegante com que os roteiristas, principalmente a Kristi Korzec, estão lidando com a luta da Lois contra o câncer.

Algumas vezes as Histórias em Quadrinhos oferecem tramas profundamente maduras e pensativas, como “Maus” do Art Spiegelman, “Reino do Amanhã” da dupla Mark Waid e Alex Ross, entre outras, porém em muitas das vezes essas HQs acabam trazendo coisas melodramáticas de novelas com narrativas prejudicadas.

No entanto em Superman e Lois os roteiristas encontraram uma maneira de fazer tudo isso parecer muito introspectivo e maduro, sem no entanto esquecer que estamos assistindo a uma série de Super-Heróis.

Esse arco da história do câncer que compôs grande parte do núcleo emocional desta 3ª temporada de Superman e Lois vem à tona neste episódio, com uma discussão franca sobre as implicações de longo prazo da recuperação do câncer. Isso dá a Elisabeth Tulloch e Tyler Hoechlin mais tempo para brilhar e permite que a Lana Lang, vivida pela Emmanuelle Chriqui, fale com Lois de uma maneira que o Clark simplesmente não consegue. A postura inicial de Lois se estabiliza rapidamente quando a personagem finalmente se permite se abrir emocionalmente.

Em uma consulta com sua médica, a Lois e o Clark ficam sabendo que a quimioterapia está dando resultados e que em pouco tempo ela poderá se submeter a cirurgia, porém mesmo uma vitória sobre o câncer ainda é uma vitória cheia de sacrifícios, já que a Lois precisará remover as massas cancerígenas de seu corpo, ou seja, remover os seios.

A sensibilidade com que esse episódio teve em relação a Lois diante da perda de seus seios foi tocante, isso é algo com o qual as histórias sobre câncer de mama raramente lidam, principalmente porque é desconfortável.

O fato de que eles lidaram com como a perda de seus seios faz a Lois se sentir menos mulher e suas preocupações sobre o que isso faria com ela e com sua vida sexual com o Clark, além é claro do fato de que eles falaram sobre a vida sexual deles foi surpreendente.

Fazer ou não uma mastectomia total ou parcial pode ser difícil para uma mulher, especialmente com a forma como a Cultura Pop vem tratando os seios há décadas, a conversa que a Lois teve com a Lana foi igualmente franca, particularmente estou contente com a forma como a série está tratando, com tantos detalhes, um assunto tão sério como esse, porque isso apenas aumenta o realismo desses roteiros. Ao mesmo tempo, está acontecendo a Campanha Anual de Arrecadação de Roupas de Smallville, realizada pela Prefeitura. E a família Kent está decidindo quais trajes eles irão doar.

Lana ajudando a Lois a desabafar

Entre esses itens a Lois coloca um vestido de gala vermelho que tem memórias intensas associadas a ele, o que nos puxa para alguns flashbacks, onde vemos a Lois recebendo uma indicação para um prêmio jornalístico, e esse vestido foi um presente do Clark comprou o vestido para ela como uma forma de incentivá-la a participação da premiação.

Enquanto isso, no Departamento de Defesa a esposa do Bruno, Peia Mannheim, ainda está sob cuidados médicos após seu ataque contra Superman e Aço. Bruno quer vê-la, enquanto que o John quer usar a Peia como uma moeda de troca, para forçar o Bruno a devolver todos os itens roubados pela Intergang.

Além disso o Irons ainda está com o Mannheim atravessado na garganta, já que o mesmo colocou uma bomba no peito da Dra. Darlene Irons, a irmã da versão John Irons morto pelo Bruno, fez várias tentativas em sua vida (uma das quais se passa em Smallville em plena luz do dia), e colocou sua filha em perigo mortal, com isso o Irons quer punir Mannheim.

Por outro lado, o Superman, vê o quão perigoso Mannheim é, principalmente sob pressão, além de ter um certo grau de empatia com sua posição desesperada, tudo isso lhe dá uma melhor compreensão do quão perigoso isso realmente pode se torna.

General Lane, Superman e John Irons no Departamento de Defesa

Depois que Irons aperta demais o Mannheim, sem conseguir nada, o Superman vai tentar falar com o Bruno, chegando a começar a convence-lo a entregar os itens, no entanto o Irons e uma equipe de fuzileiros fortemente armados invadem o escritório, por causa dessa invasão o General Lane tira o Irons do comando da operação contra o Bruno.

Em represaria o Mannheim liberta o Henry Miller e o manda matar o Irons, com sua armadura danificada depois do ataque da Onomatopeia, Irons se tornou uma presa fácil contra o Miller, que só não o mata pelo fato do Superman aparecer para ajuda-lo, dando o tempo para que o Irons possa restabelecer seu contato online com seu Martelo, com o qual mata o superpoderoso supremacista branco Henry Miller. Com certeza tudo isso irá colocar o John em um caminho sombrio e perigoso, que poderá colocá-lo em um confronto triplo, contra o Superman e contra o próprio Bruno Mannheim.

Henry Miller atacando e sendo morto pelo Irons

É difícil dizer qual dos três está completamente certo ou errado. Mannheim está fazendo o que acredita ser necessário para salvar sua esposa e proteger sua família, John Irons está fazendo o que sente que deve ser feito para proteger sua filha e a família de seu sósia e o Superman sente por ambos, mas está tentando, como sempre fez, fazer com que as pessoas acabem com as coisas pacificamente. Em suma, é um episódio muito eficaz que avança tanto a batalha de Lois quanto o conflito em torno de Mannheim de maneiras importantes.

No núcleo dos adolescentes, o Jonathan, juntamente com o Jordan e a Sarah, conseguiram realizar um encontro entre a Natalie e o Matteo, nessa conversa o Matteo foi adulto o suficiente para não culpar o pai da Nat pelo que eles estão passando, ele sabe que os únicos culpados são seus pais, apesar de ainda ser tão difícil aceitar que sua mãe é um Metahumana assassina.

Chegando em casa, Matteo pressiona seu pai para entregar o que o Departamento quer, para que ele posso rever sua mãe, antes que ela morra. Com essa situação o Bruno desce até o subterrâneo da casa, acompanhado com o filho e mostra o corpo do Superman Bizarro (o qual eu jurava que iria fugir e iniciar um ataque louco em Metrópolis), Bruno termina dizendo ao Matteo que, com aquele corpo, ele descobriu a cura para o câncer de sua mãe.

O episódio termina de uma forma mais branda, com a Lois começando a aceitar que poderá ficar sem os seios, sabendo que suas cicatrizes não irá destruir o amor que o Clark tem por ela, a última sequência é ela abraçada ao marido e voando com ele, enquanto se beijam.

Esse final me deixou de coração aquecido

Você pode gostar...