OS 10 MAIORES VILÕES DO SUPERMAN

Desde que o Superman foi criado, há cerca de 86 anos, pela talentosa dupla Jerry Siegel e Joe Shuster, sempre foi difícil imaginar que houvesse alguém ou qualquer coisa no Universo que cause medo no coração do Superman.

Para contrabalancear começaram a criar uma infinidade de Supervilões cada vez mais forte, com o intuito de desafiar suas habilidades e moldar a jornada do Superman.

Afinal, ele é o maior herói que já existiu e não tem medo de enfrentar ninguém. Mas apesar de tudo o que o Superman é, alguns desses Supervilões conseguiram encontraram uma maneira de causar medo no Homem de Aço.

Entre eles estão gênios do mal como o empresário e multimilionário Lex Luthor, o alienígena Brainiac, também temos adversários monstruosos como Mongul e o temível “Novo Deus da Força”, conhecido como Darkseid.

O mundo do Superman está repleto desses vilões aterrorizantes, cada um com suas próprias habilidades únicas e motivações para destruir o Homem de Aço. Com tantos vilões aterrorizantes na história do Superman, muitas vezes é difícil escolher qual é o melhor.

Alguns o enfrentaram com sua inteligência, enquanto outros usaram da força bruta para tentar destrui-lo. Mas na escala das coisas, alguns vilões sempre serão mais icônicos do que outros, porém quem são eles? Quem são os maiores e mais temidos inimigos do Superman que já existiram?

10ª lugar: Mister Mxyzptlk

Poucos são os personagens que poderiam se dar ao luxo de lutar de igual com o Superman, dentre eles podemos citar o duende mais irritante e poderoso (apesar de ser pouco popular entre os fãs das HQs) da 5ª dimensão, o Mr. Mxyzptlk.

Esse baixinho tem usado seus poderes caóticos e distorcedores da realidade para atrapalhar e desnortear o Superman desde outubro de 1944 quando foi lançado a HQ “Superman #30”, com a história “The Mysterious Mr. Mxyztplk” . Mr. Mxyzptlk é um dos mais antigos inimigos superpoderosos do Superman, que só poderia ser derrotado se o Superman pudesse induzi-lo a dizer seu próprio nome contrário, ou seja Kltpzyxm.

Algum tempo depois o Superman encontrou um conjunto bizarro e, aparentemente, impossível de condições que o próprio Mr. Mxyzptlk determinou para retornar a sua dimensão.

As aparições do Mxyzptlk (ou Mxyztplk, em algumas versões) são numerosas demais para listar aqui, já que o personagem apareceu em praticamente todas as encarnações da história do Superman, incluindo séries animadas e em live-action, ele é um dos poucos vilões que utiliza magia para azucrinar o Superman, já que magia é a única coisa além da kryptonita que pode afetar o Homem de Aço.

9ª lugar: Metallo

Embora ele tenha tido várias origens diferentes, a ideia básica de um ciborgue com um pedaço de kryptonita no lugar do coração, permanece a mesma:

Metallo é na verdade um vigarista chamado John Corben, que depois de ser mortalmente ferido, teve sua mente transportada para um corpo robótico que era alimentado por um coração de kryptonita, providenciando ao John um nível de força que rivaliza com a do Superman, além de poder disparar rachadas óticas de kryptonita.

Metallo surgiu pela primeira vez em 1959 na HQ “Action Comics #252” na história “Menace of Metallo” e desde então tem se mostrado um rival formidável na longa lista de vilões do Superman.

Alguns anos depois o Metallo trocou sua alma, ou melhor o que restava dela, com o demônio Neron para aumentar seu poder, o resultado foi que ele passou a absorver qualquer objeto de metal e torná-lo uma extensão de seu próprio exoesqueleto.

8ª lugar: Mongul

Originalmente o déspota chamado Mongul era o governante de um mundo alienígena brutal, coincidentemente uma ocupação não incomum para inimigos do Superman, até que os cidadãos se rebelaram, exilando-o para o espaço. Ele passou a tentar conquistar outros mundos, até que se deparou com o Mundo Bélico, um planeta artificial que Mongul passou a governar com “Mão de Ferro”, forçando seus habitantes a batalhar em combate de gladiadores.

Durante uma tentativa de transformar a Terra em um novo Mundo Bélico, Superman e um verdadeiro exército de outros Super-Heróis invadiram o Mundo Bélico, depondo o tirano e salvando a Terra. Mongul tinha uma força incrível, rivalizando até mesmo com a do Superman, além dessa força ele era tremendamente astuto e implacável, muitas vezes usando truques e traições para atacar seus inimigos.

Seu ato mais famoso e diabólico foi a obliteração total de Coast City, lar do Lanterna Verde Hal Jordan, como parte de outro esquema para conquistar a Terra, tal atrocidade resultou na eventual queda e conquista da mente do Hal Jordan pela entidade Parallax, bem como na prisão de Mongul em uma prisão intergaláctica.

Depois de ser morto pelo demônio Neron, o filho do tirano, conhecido como Mongul II rapidamente subiu ao poder como um grande adversário dos Lanternas Verdes, se tornando membro da Tropa dos Lanternas Amarelos, criação do renegado Sinestro, mais tarde Mongul II retornou, liderando um novo Mundo Bélico.

O déspota teve sua estreia nas HQs em novembro de 1980 na HQ “DC Comics Presents #27” na história “The Key That Unlocked Chaos!”

7ª lugar: Bizarro

O que você consegue quando tenta criar uma cópia perfeita do Superman, no entanto o resultado final acaba sendo uma criatura com inteligência limitada? A resposta é… Um Superman Bizarro.

Bizarro é um clone imperfeito do Superman dotado de uma inteligência limitada, cuja características são falar e ter alguns poderes em opostos aos do Homem de Aço.

Infelizmente ele também recebeu algumas das memórias do Superman, e por ter as memórias e os poderes do Homem de Aço, ele passa o tempo todo tentando ser o Superman.

Na versão Pré-Crise nas Infinitas Terras a origem do Bizarro também está associada ao Luthor, que utilizando de um “Raio Duplicador”, cria o que viria a ser chamado de Bizarro #1, anos depois o próprio Bizarro usou o raio para criar um mundo só seu, o Mundo Bizarro, uma cópia quadrada do planeta Terra, assim como na Era de Prata, na versão Pós-Crise nas Infinitas Terras, Bizarro também foi uma criação do Luthor.

Bizarro teve sua estreia na HQ “Superboy #68”, de outubro de 1958, na história “The Boy of Steel vs The Thing of Steel”.

6ª lugar: Parasita

Outro personagem com origens e identidades variadas, mas intimamente relacionadas, dependendo do período de tempo, é o Parasita que começou a vida como Raymond Jensen, no período Pré-Crise nas Infinitas Terras e em encarnações modernas, como Rudy Jones, um trabalhador de baixo nível no Laboratório Star, onde ao avistar um contêiner misterioso, achou que o mesmo continha objetos de valor, ao abri-lo, acabou expondo-se a um estranho material radioativo, se tornando um Parasita Vampírico distorcido.

Seu poder consiste na capacidade de absorver a energia, os poderes e as memórias de quem toca, porém isso faz com que o Parasita também absorva as fraquezas da pessoa que foi absorvida.

Portanto, no caso dele absorver os poderes do Superman, ele também absorvia sua fraqueza pela kryptonita, outro ponto é que durante o tempo em que ele possui os poderes do Superman, ele também retém sua memória, ou seja, ele fica ciente de sua identidade secreta.

A primeira aparição do Parasita ocorreu na “Action Comics #340” de agosto de 1966.

5ª lugar: Apocalypse

Se o Apocalypse é conhecido por alguma coisa, é por ser a criatura que conseguiu matar o Superman.

No início da década de 1990, esse monstro, uma arma kryptoniana geneticamente modificada, enviou ondas de choque por toda a indústria quadrinistica quando fez o impossível e matou o Superman, as pessoas choraram nas filas quilométricas mas comics shops americanas, enquanto tentavam conseguir um exemplar da HQ.

Caso você ainda não conheça a história do Apocalypse, saiba que ele é um ser que volta da morte aprendendo e se adaptando para nunca mais morrer da mesma maneira, significando que ele é praticamente imortal e só pode ser “morto” uma vez.

É claro que todos nós sabemos que o Superman retornou, mas na época em que o Apocalypse literalmente o espancou até a morte, tal evento era basicamente inédito, pelo menos com o personagem principal da empresa.

Apocalypse também foi um vilão relativamente novo, tornando esta verdadeiramente uma das primeiras histórias de eventos. Ao longo dos anos, ele foi visto repetidas vezes, ainda assim, ele continua sendo um dos inimigos mais poderosos e mortais do Superman.

Apocalypse estreou em “Superman: The Man of Steel #17” de novembro de 1992.

4ª lugar: Brainiac

Uma inteligência alienígena dotada de uma mente fria e calculista em um corpo quase indestrutível e sempre reparável, com uma sede incomparável de conhecimento e poder… Este é Brainiac, uma inteligência artificial criada pelos Computadores Tirânicos do planeta Colu, um mundo alienígena onde a lógica e o conhecimento são as pedras fundamentais de toda a sua sociedade.

Brainiac é considerado um dos maiores inimigos do Superman, esse SuperComputador vivo passa seu tempo viajando pelo Universo procurando capturar cidades e preservá-las dentro de sua própria coleção, ele faz isso como um meio de proteger a cidade de si mesma.

Um de seus atos de vilania mais notório foi ter encolhido a cidade kryptoniana de Kandor e armazená-la em uma garrafa em sua nave junto com cidades de muitos outros mundos, tornando a cidade de Kandor, portanto, o último reduto remanescente da sociedade Kryptoniana.

Depois de um conflito em que o verdadeiro Brainiac veio à Terra, onde se descobriu que as outras encarnações que Superman enfrentou ao longo dos anos eram apenas emissários ou duplicatas, o Superman finalmente conseguiu resgatar e restaurar Kandor ao tamanho real.

O que distingue Brainiac de tantos outros Supervilões é seu poder de criar um exército sozinho, ou seja, ele pode criar e controlar exército como sendo uma extensão da sua própria mente.

Brainiac teve sua primeira aparição na HQ “Action Comics #242”, de Julho de 1958.

3ª lugar: General Zod

Quem melhor para desafiar o Superman do que o seu próprio reflexo sombrio? Como a maioria dos inimigos de longa data do Superman, o General Zod, um monstro tirânico que não quer nada além de governar tudo e todos que estão à sua frente.

Esses déspota kryptoniano teve várias encarnações ao longo dos anos, todas ligadas pelo fio condutor de que Zod é um criminoso de guerra kryptoniano, acusado de tentar tomar o poder em Krypton e, consequentemente preso, pelas autoridades kryptonianas, no espaço extradimensional conhecido como Zona Fantasma, descoberta pelo cientista Jor-El.

Quando Zod consegue escapar da Zona Fantasma, muitas vezes ao lado de vários outros criminosos kryptonianos, ele consegue causar estragos enormes, já que sob um Sol amarelo ele possui poderes que são idênticos aos do Superman.

Embora ele tenha aparecido com pouca frequência no período Pré-Crise nas Infinitas Terras, essas poucas aparições geralmente eram versões não-kryptonianas do personagem, ou eram oriundas de alguma realidade alternativa.

Só muito mais tarde é que o verdadeiro General Zod, aquele que havia comandado todas as forças militares de Krypton antes de tentar executar um Golpe de Estado, retornou da Zona Fantasma.

Como Zod possui os mesmos poderes do Homem de Aço, é praticamente impossível para ele ser detido, sua ruína, se é que tem uma, é que ele muitas vezes permite que suas próprias ambições mortais o obscureçam, resultando assim em seus próprios fracassos.

2ª lugar: Darkseid

Darkseid é o mestre inquestionável de Apokolips, um planeta situado em outra dimensão e povoado por seres divinos de imensa maldade, ele compartilha seu sistema solar com outro planeta dotado de seres divinos porém benevolentes chamado Nova Genesis.

Como governante de Apokolips, Darkseid passa seu tempo maquinando planos para destruir Nova Genesis e conquistar a totalidade da Criação, para isso ele busca pela todo-poderosa ‘Equação Anti-Vida’. Com esse poder todos os seres vivos se tornariam submissos a todos os comandos e desejos do Senhor de Apokolips.

Criado pelo mestre Jack Kirby, como o principal antagonista nas HQs do ‘Quarto Mundo’, Darkseid inicialmente começou a lutar contra o Superman nas páginas da revista-solo através do Jimmy Olsen, era o Olsen que conectava o Quarto Mundo ao resto do Universo DC.

Com o tempo, especialmente após o término do contrato do Kirby na DC, Darkseid e todos os outros Novos Deuses, como eram chamados, começaram a aparecer cada vez mais fora de seu próprio canto de continuidade, com Darkseid se tornando uma das principais ameaças para Kal-El Superman e todo Universo DC.

Com níveis de poder que incluem uma força quase incalculável e um poder enigmático conhecido como “Efeito Ômega”, Darkseid é reconhecível como um dos inimigos mais poderosos do Superman.

Darkseid apareceu pela primeira vez na edição “Superman’s Pal, Jimmy Olsen #134”, publicada em novembro de 1970.

1ª lugar: Lex Luthor

E chegamos ao “Number One” desta Lista, e tenho certeza de que você, caro leitor, não está muito surpreso em ver o Lex Luthor aqui, mas caso esteja, vá em frente e busque no Google os inimigos do Superman e veja quantas outras listas colocam Luthor no topo, mas antes de ir tirar a prova dos 09, te peço que conclua meu texto primeiro.

Lex Luthor está aqui pelo simples fato de que, entre todos os inimigos do Superman, ele é quem mais causou dor ao Homem de Aço. Por tudo que o Superman é, honesto, altruísta e leal, Lex Luthor é o oposto, ele não é apenas o maior inimigo do Superman, ele é um dos maiores Supervilões de todo o Universo DC, quem sabe de dos os Universos dos quadrinhos.

Lex Luthor é o que acontece quando um humano não acredita que uma pessoa possa ser tão boa quanto o Superman. Ele é desconfiado, cínico e sábio quanto ao fato de que se o Superman algum dia mudasse, o mundo estaria em apuros. Basta olhar para o Superman do Universo Injustice: Gods Among Us.

Ao longo de todas as suas encarnações em 84 de criação, indo de Cientista Louco, Conquistador do Mundo, Supervilão Megalomaníaco, Especulador Imobiliário até Empresário Corrupto entre outras “qualidades”, sua única motivação sempre foi a mesma, destruir o Superman, o que prova que Luthor é o maior inimigo do Homem de Aço e que outros, dotados de poderes tão grandes quantos os de Kal-El, ainda estão metros abaixo dele.

Qualquer que seja a versão apresentada de Lex Luthor, sempre haverá uma dicotomia perfeita entre ele e Kal-El, já que o Superman representa uma força externa, alcançando coisas que a humanidade nunca poderia sonhar em realizar, e tudo com o único intuito de trazer o bem para o seu mundo adotivo.

Luthor já representa o maior potencial da humanidade, porém muito egoísta e arrogante para usar seus dons para melhorar alguém além de si mesmo. Há uma dinâmica sutil, mas brilhante entre os dois pontos de vista que faz Superman parecer ainda mais forte e Luthor ainda mais malévolo.

Nenhum vilão do Superman é tão conhecido, tão querido pelos fãs quanto Lex Luthor, que por inúmeras vezes foi visto como o líder máximo de todos os Supervilões do Universo DC, assim como o próprio Superman é mais frequentemente visto como o líder do Panteão de Super-Heróis desta mesma DC.

Não há dúvida de que Lex Luthor é um dos maiores inimigos do Superman. E é por todas essas razões que ele se encontra no primeiro lugar.

Lex Luthor teve sua estreia (chamado apenas de Luthor) na “Action Comics #23”, em abril de 1940.

Aproveito o momento para pedir desculpas aos nossos leitores pela ausência involuntária. Tentarei evitar que novas ausências sejam sentidas por vocês.

Você pode gostar...