DESCUBRAM COMO FOI O 1ª CROSSOVER ENTRE O SUPERMAN & O HOMEM-ARANHA

Superman e Homem-Aranha são reconhecidos como dois dos mais famosos personagens de HQs, sendo publicados a décadas, respectivamente, pelas editoras americanas DC e Marvel Comics, e desde que se iniciou a “guerra” por popularidade e pelas vendas entre as duas editoras, os fãs sempre se perguntaram como seria um encontro entre esses famosos Super-Heróis, a resposta veio em janeiro de 1976.

Mas vamos para o início da história, tudo começou em 1970, quando um fã de quadrinhos levantou-se durante um debate entre editores da DC e da Marvel, realizado na reunião anual da Comic Art Convention, em Manhattan, e deliberadamente perguntou:

“Ei, por que vocês não fazem uma HQ com Superman se encontrando com o Homem-Aranha?”

A resposta na época não poderia ser outra do que a mesma ladainha de sempre, de que tal encontro era um absurdo, e que algo assim nunca poderia acontecer, em decorrência dos direitos autorais dos personagens, da grande burocracia que seria criar esse crossover, entre outras mil razões.

Cinco anos depois as editoras DC e Marvel estavam produzindo, separadamente, uma adaptação em quadrinhos do o clássico longa “O Mágico de Oz” (The Wizard of Oz) do estúdio MGM. Ao saberem dos projetos os amigos Carmine Infantino e Stan Lee, respectivamente editores da DC e Marvel, optaram por coproduzir uma HQ especial chamada “”, com roteiro de Roy Thomas, desenhos da dupla John Buscema e Tony DeZuniga e que seria publicada no verão de 1975.

Revista MGM’s Marvelous Wizard of Oz

Com essa parceria entre as duas grandes do mercado de quadrinhos abriu-se um precedente, criando assim entre os leitores uma expectativa de que pudesse haver a realização do grande sonho que povoava a mente de dez, entre dez, leitores de HQs de Super-Heróis… Ver seus personagens preferidos das ambas editoras, juntos em uma única HQ.

Voltando ao crossover, algum tempo depois do lançamento de “MGM’s Marvelous Wizard of Oz” o agente literário e escritor David Obst resolveu procurar o Infantino e o Lee com a sugestão das editoras financiarem um filme juntando o Superman e o Homem-Aranha.

Porém nessa época a Warner Bros. já estava iniciando a pré-produção de um longa do Homem de Aço, que chegaria aos cinemas em 1978, e a Marvel já havia cedido os direitos do Homem-Aranha para a CBS produzir a série de TV “The Amazing Spider-Man”, lançada em 1977, poderíamos ter visto esse crossover ocorrendo nas salas de cinema.

Stan Lee & Carmine Infantino

Impossibilitado de fazer o crossover no cinema, David Obst resolveu tentar fazer nos quadrinhos, no entanto o Lee estava com um pé atrás, na sua opinião não havia motivo para eles “ajudarem” a concorrência, uma vez que a Marvel estava cada vez mais forte nos números de vendas.

Coube ao ex-editor-chefe da Marvel, o roteirista Roy Thomas, que continuava agindo como consultor do Stan, colocar um pouco de juízo na cabeça dele, fazendo-o perceber que aquilo seria, sim, um bom negócio para a Marvel Comics.

“Eu disse ao Stan que ele ia ter acesso ao Superman, que sozinho é um dos três personagens fictícios mais conhecidos do mundo ao lado de Sherlock Holmes e Tarzan, então só colocá-los juntos já era sugerir que Superman e Homem-Aranha eram iguais. Ele estaria elevando o Homem-Aranha. Era uma situação que só traria benefícios para todos”. Declarou Thomas.

Convencido, Stan começou as negociações, é claro que cada editora queria levar vantagem sob a outra, por exemplo a DC exigiu mais dinheiro, alegando que o Homem de Aço tinha uma distribuição maior, fora o fato de que o nome “SUPERMAN” deveria vim em primeiro lugar no título da HQ. Contrato assinado, a divisão do trabalho ficou da seguinte maneira, a arte e as cores ficariam por conta da Marvel Comics, enquanto que a DC seria a responsável pelo roteiro, arte-final e letreiramento.

A trama apresentava os dois personagens-título, acompanhados por seus grandes amores, Lois Lane e Mary Jane Watson, seus chefes os editores Morgan Edge (que na época havia comprado o Planeta Diário) e J. Jonah Jameson, e seus principais arqui-inimigos, o maquiavélico Lex Luthor e o psicótico Doutor Octopus.

Como havia sido acordado no contrato, o roteiro ficou nas mãos da DC, que passou a bola para o roteirista Gerry Conway, um dos poucos roteiristas da época que já avia escrito para os dois personagens, foi ele que determinou as regras, que viriam a ser clássicas nesse tipo de crossover, onde os Supervilões de ambos os Super-Heróis, se aliam forçando primeiramente um confronto entre os Heróis, que acarreta em uma rápida, e aguardada, troca de socos entre eles, antes da luta terminar empatada, passando para a inevitável parceria entre ambos.

Esse tipo de recurso é muito utilizado hoje, inclusive fora do mundo dos quadrinhos, como por exemplo acontece em alguns filmes do UMC (Universo Cinematográfico da Marvel). Já a arte, que estava nas mãos da Marvel, Após uma certa relutância a Marvel encarregou o talentoso Ross Andru, que já vinha trabalhando na HQ mensal “The Amazing Spider-Man” para desenhar esse grandioso embate.

Roteirista Gerry Conway e o desenhista Ross Andru

A edição foi feita por uma variedade de artistas, que incluíam os nomes Sol Harrison, Stan Lee, Carmine Infantino, Marv Wolfman, Len Wein, Roy Thomas entre outros.  Para a arte-final o escolhido foi o Dick Giordano, porém foi revelado, anos depois, que as figuras do Superman haviam tido a arte-final realizada pelo saudoso Neal Adams, enquanto que o John Romita havia feito o mesmo com os desenhos do Homem-Aranha e do Peter Parker.

Sinopse:

“Na trama o vilão Lex Luthor, maior inimigo do Superman, e o Doutor Octopus, um dos maiores inimigos do Homem-Aranha, se unem com a finalidade de destruir o planeta (trama típica dos anos 1970).

Para tanto, os dois decidem utilizar um raio desintegrador, roubado do quartel-general da Liga da Justiça, em meio ao plano, os dois sequestram os amores do Super-Heróis, Lois Lane e Mary Jane Watson. Graças às maquinações dos vilões, os Heróis se enfrentam, porém, ao perceber quem eram os reais inimigos, os dois se unem, resgatando suas garotas e salvando o mundo”.

O roteiro consegue nos mostrar toda a nobreza ostensiva do Homem de Aço e o humor característico do Amigo da Vizinhança, trazendo uma história equilibrada.

Superman vs The Amazing Spider-Man: The Battle of the Century

Essa grande HQ demorou cerca de sete meses para ser finalizada, chegando às bancas americanas na primeira semana de 1976, custando cerca de 02 dólares, um valor  cerca de oito vezes mais alto que as demais HQs que eram vendidas no período, com o titulo “”, e mesmo com esse valor, ela vendeu 500 mil exemplares, tornando-se um marco histórico para a indústria dos quadrinhos.

As duas principais concorrentes do mercado quadrinistico haviam finalmente se cruzado nas HQs, dando uma apaziguada na eterna disputa entre a DC & a Marvel, que sempre rendeu e continuará rendendo calorosas discussões entre os fãs. As duas chegaram a publicar outros crossovers nos quadrinhos.

Exemplos da arte do talentoso Ross Andru

No Brasil o crossover foi publicado 03 vezes, a primeira foi em 1977 pela EBAL com o título “Super-Homem contra o Incrível Homem-Aranha”, a segunda vez foi em janeiro de 1986, pela Editora Abril com o título “Super-Homem Contra Homem-Aranha: O Encontro do Século”, a história ainda teve uma terceira publicação, novamente pela Editora Abril, em março de 1993, na série “Grandes Encontros Marvel & DC #01 – Super-Homem & O Homem-Aranha”. Até o momento não se sabe se a Editora Panini irá republicar esse encontro.

Publicações no Brasil, a primeira em 1977 pela Editora EBAL e pela Editora Abril em 1986 e 1993

Cinco anos mais tarde, as duas editoras prepararam uma sequência intitulada “Superman e Homem-Aranha”, com participações especiais do Hulk e da Mulher-Maravilha, nesse segundo encontro os Supervilões utilizados foram o Dr. Destino e o Parasita, mas isso é papo para um outro dia.

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