CONHEÇAM O GUERREIRO (THE WARLORD)

Em novembro de 1975 chegava às bancas americanas a edição #08 da “1st Issue Special”, trazendo a origem do Guerreiro (The Warlord), personagem criado pelo roteirista/desenhista Mike Grell para ser um dos poucos personagens que fugiam da marca característica de “Super-Herói de colante colorido”, o Guerreiro é um típico personagem espadachim do gênero Espada & Feitiçaria, algo como o Conan: O Bárbaro, criação máxima do Robert E. Howard.

De acordo com o Grell, a gênese do Guerreiro surgiu de uma história em quadrinhos chamada Savage Empire. Savage Empire nasceu da admiração do Grell pelo “Príncipe Valente”, criação do Hal Foster, pelo “Tarzan” de Burne Hogarth,  do clássico “Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Verne e a série Pellucidar, de Edgar Rice Burroughs, tudo isso combinado com o fascínio que ele sentia pela arqueologia e civilizações perdidas.

 

O roteirista/desenhista Mike Grell

O Guerreiro, cujo nome verdadeiro é Travis Morgan, era um piloto das Forças Armadas americanas e veterano da guerra do Vietnã, que em 1969 ao sobrevoar o Polo Norte em um SR-71, um avião de reconhecimento é atingido por um míssil russo, tentando levar sua nave até sua base, ele acaba caindo dentro de um enorme buraco, indo parar em uma terra estranha, que originalmente o Morgan achava que era no centro da Terra, depois descobriu-se que era em outra dimensão, chamada por seus habitantes de Skartaris, anteriormente uma colônia atlanteana.

Travis Morgan

Localizada em outra dimensão, Skartaris é um mundo onde o tempo segue um rumo diferente ao da nossa dimensão, lá dinossauros, homens das cavernas, tribos primitivas e reinos governados por praticantes de magia se misturam, essa mistura nos lembra a série animada “Thundarr: O Bárbaro” de 1980. Outra característica marcante de Skartaris é que ela é iluminada por um Sol que nunca se põe.

Após sua queda Travis salvou uma jovem chamada Tara de um dinossauro, depois foi levado até o reino de Shamballah, onde pode descansar e ao acordar descobriu que sua barba e cabelos estavam grandes, foi Tara, quem explicou que o tempo em Skartaris se passava de um jeito diferente, inevitavelmente Morgan se apaixona por Tara, com quem mais tarde se casa. Com o tempo ele fez amizade com algumas pessoas, como o Maciste, Shakira, uma cientista russa chamada Mariah.

O guerreiro Maciste

Dentre esses podemos falar do guerreiro Maciste, que certa vez encontrou uma espada que era amaldiçoada, que após ser tocada pelo Maciste não soltava mais da mão dele.

A magia dessa espada deixava ele num estado de raiva e sede de sangue quase incontrolável. Quando o Travis encontrou Maciste, ele estava governando um reino, já que quem possuísse essa espada tinha o direito de governar o reino.

Os dois acabaram se enfrentando e para tirar Maciste dessa maldição o Travis decepou a mão que segurava a arma, voltando ao normal Maciste adaptou uma maça com espinhos no lugar da mão.

Entre os inimigos que o Guerreiro enfrentou, o mais perigoso foi o feiticeiro Deimos, um somo-sacerdote do reino Thera, que usou conhecimentos secretos, obtidos nos lendários Pergaminhos de Sangue, para usurpar o trono daquela Cidade-Estado.

Inicialmente, Deimos utilizou a avançada ciência da Nova Atlântida para atingir seus objetivos, no entanto logo depois ele mudou de tática, passando a ser um adepto da magia negra. Não contente com apenas uma única cidade-estado, Deimos planejou conquistar todos os Skartaris, e teria conseguido caso não fosse detido por um estranho que havia descoberto, acidentalmente, a entrada para o mundo de Skartaris, o Travis Morgan, que passou a ser conhecido, como o Guerreiro.

O maligno feiticeiro Deimos

Deimos foi morto nas mãos do Guerreiro quando ele sequestrou sua esposa, a Tara, no entanto, um dos asseclas de Deimos utilizou magia negra para ressuscitar o feiticeiro, que então iniciou seus planos de vingança contra Morgan.

Para isso ele sequestrando seu filho Joshua Morgan. Usando seus poderes, Deimos clonou Joshua, então fez com que a criança crescesse até a idade adulta e o usou para lutar contra o Guerreiro. Morgan matou o clone que ele acreditava ser seu próprio filho e matou Deimos novamente, sem saber que Joshua havia sido entregue aos cuidados de simples fazendeiros.

Deimos voltou dos mortos várias vezes para desafiar o Guerreiro, a princípio precisando de sangue humano para manter seu corpo animado e retardar o processo de decomposição. Depois de tantas derrotas, Deimos fez um pacto com outro feiticeiro , conhecido como o Maligno, que restaurou Deimos à vida, porém como pagamento tomou seus poderes. Quando seu corpo foi finalmente destruído, a cabeça de Deimos sobreviveu, o Guerreiro colocou um ponto final em seu inimigo mortal jogando sua cabeça para uma matilha de lobos.

O Guerreiro e Deimos em Justice League Unilimited

A única aparição do Guerreiro, fora dos quadrinhos, foi no terceiro episódio da terceira temporada de “Justice League Unilimited” chamado “Chaos at the Earth’s Core” (Caos no Centro da Terra), exibido em  setembro de 2005. Nesse episódio o Guerreiro foi dublado no original pelo Paul Guilfoyle, na versão brasileira o personagem teve a voz do dublador Mário Tupinambá.

A trama do episódio mostra o feiticeiro Deimos começando a conquistar rapidamente toda a Skartaris, fazendo com que o Guerreiro tenha que utilizar os poderes mágicos de sua filha, para convocar um grupo de guerreiros que os pudessem ajudar. Coincidentemente um Quinjet com membros da Liga da Justiça, Lanterna Verde, Supergirl, Stargirl e F.A.I.X.A., são pegos pela magia da Jennifer e caem em Skartaris.

Após encontrar o Guerreiro, a Liga descobre que o Deimos está usando armas tecnologicamente avançadas, além de terem se aliado com alguns dos Supervilões da Legião do Mal, a Banshee Prateada e o Metallo, com o intuito de se apoderar da “Grande Pedra”, na realidade um imenso pedaço de Kryptonita, que os habitantes de Skartaris usa a radiação como forma de cura de várias enfermidades.

Encontrando a Liga da Justiça

Durante o ataque final, Deimos consegue entrar no tabernáculo, onde estava a Pedra, nesse momento o Guerreiro inicia uma luta contra ele, após subjugar o Deimos em uma luta de espadas, o Guerreiro hesitou em matá-lo, nesse momento o feiticeiro tenta atacar o Guerreiro e acaba caindo de um precipício.

O Guerreiro anuncia a vitória e decreta o retorno da liberdade e da paz para Skartaris. Ele então concordou em selar a entrada de Skartaris para sempre, já que ali ele tinha tudo o que precisava… Sua família.

O confronto final

A última vez que o Guerreiro apareceu em uma HQ da DC (Pelo menos até onde eu sei), foi nas edições #17 até a #22 da revista “Trinity”, publicada em 2018 com roteiro de James Robinson e arte da dupla Jack Herbert e Path Zircher. No Brasil a história saiu na edição #04 da HQ “Trindade”, publicada em abril de 2019.

A trama de Robinson coloca a Trindade, Superman & Batman & Mulher-Maravilha, em rota de colisão com o universo de Skartaris e reapresenta Travis Morgan – o ex-piloto piloto da força aérea também conhecido como O Guerreiro.

Crossover da Trindade com o Reino de Skartaris

A história começa com a trindade tentando encontrar Themyscira, a terra natal de Diana, que havia desaparecido. Nesta busca os três se deparam com uma estranha passagem no meio do oceano e ao tentar salvar um barco que estava preste a afundar, acabam sendo tragados por esse buraco, indo parar na dimensão do Guerreiro.

A história se torna ainda mais interessante ao mostrar como o reino mágico de Skartaris afeta Superman e a Mulher-Maravilha, tornando as batalhas e o deslocamento naquele mundo muito mais complexos.

Encontro da Trindade com o Guerreiro

Você pode gostar...