CONHEÇAM A 2ª TEMPORADA DA SÉRIE ANIMADA “SUPERAMIGOS”

Semanas atrás postei um texto sobre a primeira temporada da série animada “Super Friends” (Super Amigos), hoje chegou o dia de falar da 2ª temporada intitulada “The All-New Super Friends Hour” (A Nova Hora dos Super Amigos), que foi ao entre 10 de setembro de 1977 a 02 de setembro de 1978 pela ABC.

O retorno da série dos Super Amigos se deve a popularidade que as séries da “Wonder Woman” (Mulher-Maravilha), “Shazam!”, “The Secrets of Isis” (A Poderosa Ísis) e do “The Six Million Dollar Man” (Homem de Seis Milhões de Dólares) tiveram entre os fãs, isso fez com que a ABC se sentisse estimulada a reviver a série animada, que havia sido exibido na temporada 1973/1974.

“Wonder Woman”, “Shazam!”, “The Secrets of Isis” e “The Six Million Dollar Man”

Estimulada por essas séries de personagens com superpoderes, a audiência de “The All-New Super Friends Hour” entre as crianças e adolescentes teve um enorme sucesso, esse sucesso levou a ABC a planejar uma nova e ainda mais inovadora série para o outono de 1978. Voltando para a 2ª temporada, nesta nova encarnação do grupo, temos as lendas da DC Superman, Batman, Robin, Mulher-Maravilha, Flash, Átomo (chamado nos quadrinhos de Eléktron), Lanterna Verde, Homem-Águia e Mulher-Águia (chamados nas HQs de Gavião Negro e Mulher-Gavião), Aquaman.

Superman, Batman e Robin, Mulher-Maravilha, Flash, Átomo, Lanterna Verde, Homem-Águia e Mulher-Águia e Aquaman, a nova formação dos SuperAmigos

Complementando o grupo tivemos a introdução de três personagens criados pela Hanna-Barbera, o Samurai, cuja identidade era Toshio Eto que tem entre seus poderes a capacidade de controlar os ventos. Além de ser inserido para criar a diversidade étnica na equipe, o Samurai, em certo sentido, tomou o lugar do Tornado Vermelho, com quem compartilha habilidades semelhantes.

Também temos o Vulcão Negro um Super-Herói negro com poderes elétricos, ele foi criado como uma forma de transformar a equipe etnicamente diversificada. A intenção original era usar o personagem Raio Negro, herói presentes nas publicações da DC na época, no entanto ele não pôde ser usado devido a disputas entre a DC e o roteirista Tony Isabella, criador do personagem. O Chefe Apache era um indígena nativo-americano que havia adquirido o poder de virar um gigante ao pronunciar a palavra “Inyuk Chuk”(Grande Homem).

Os novatos El Dorado, Chefe Apache, Vulcão Negro, Samurai e Rima

Rima: A Garota da Selva apareceu em pouquíssimos episódios de SuperAmigos, a personagem era uma heroína criada em 1904 por W.H Hudson em seu romance “Green Mansions: A Romance of the Tropical Forest”. Em 1974, ela foi adaptada como personagem de HQs e de destaque na série mensal de curta duração “Rima: The Jungle Girl”, publicada pela DC Comics.

E por fim temos o El Dorado, um Super-Herói hispânico criado pela Hanna-Barbera especialmente para o desenho SuperAmigos. O poder mais utilizado por ele era o teletransporte, para ativar esse poder o El Dourado utilizava sua capa, conseguindo se teleportar por distâncias ilimitadas. Outro poder era a capacidade de gerar ilusões usando raios disparados por seus olhos.

E substituindo os garotos Marvin, Wendy e o Supercão, que apareceram na primeira temporada, tivemos a estreia dos irmãos gêmeos alienígenas Zan e Jayna, conhecidos também como os Super-Gêmeos. Os dois eram originados do do planeta Exxor, vieram à Terra para aprender a serem Super-Heróis com a Liga da Justiça da América, os irmãos Zan e Jayna podiam “ativar” ou “desativar” seus poderes quando juntassem as mãos, ao ativarem esses poderes, Zan podia tomar a forma da água em seus diversos estados (gasoso, líquido, sólido) alterando inclusive a temperatura, já a Jayna podia se transformar em qualquer tipo de animal. Além dos Super-Gêmeos tínhamos também um macaco alienígena chamado Gleek. Os gêmeos não apenas ajudavam os SuperAmigos nas mais arriscadas missões, mas também prestavam socorro a adolescentes em perigo.

Os Super-Gêmeos Zan, Jayna e o macaco alienígena chamado Gleek

Um dos animadores dos estúdios de animação Hanna-Barbera, o Darrell McNeil, chegou a explicar mais tarde essa mudança no grupo de personagens dos SuperAmigos:

“Quando a decisão foi tomada pela ABC de renovar SuperAmigos, cerca de três anos após a produção da primeira série em 1973, a ABC, juntamente com a Hanna-Barbara, queriam aumentar o máximo que podiam o conteúdo de ação da série. E como estávamos aumentando essa ação, isso significava tornar todo o nosso elenco um pouco mais sério e dar aos nossos cinco líderes um pouco mais de apoio do que três companheiros não poderosos.”

O formato dessa nova temporada mudou, com cada episódio de 60 minutos, que eram divididos em quatro seguimentos de 15 minutos, constituindo um formato básico a cada semana.

O primeiro segmento de cada série apresentava dois dos Super-Heróis se unindo em uma mini história separada.

O segundo segmento apresentava uma história com os Super-Gêmeos, em um enredo típico em que os irmãos se envolveriam em uma atividade específica, tipo desencorajar atos como vandalismo ou jovens pedindo carona e com isso se colocando em perigo. Inevitavelmente, adolescentes malcomportados se encontravam em perigo, forçando os irmãos a usarem seus poderes pra salva-los.

O terceiro segmento foi considerado a aventura “primária” da semana, que contava com toda a lista de membros dos SuperAmigos em uma aventura mais longa.

Por último temos o quarto segmento, que contava uma história com uma das principais formações, juntamente com um outro Super-Herói sendo um convidado especial, que usava suas habilidades únicas para resolver o problema da vez. Além dessas mudanças tivemos nessa temporada roteiros levemente mais sérios.

Fora tudo isso, havia pontos curtos adicionais entre os segmentos com membros dos Super Amigos dando lições básicas de segurança, conselhos básicos de saúde e primeiros socorros, truques de mágica, projetos de artesanato e um enigma em duas partes com o enredo principal da semana.

Arraia Negra (com a cor do uniforme mudado) e o Fantasma Fidalgo

Foi essa temporada que tivemos a utilização de Supervilões vindos diretamente das HQs, como foi o caso do Arraia Negra (Manta Negra), que fez sua estreia nos episódios “The Whirlpool” e “The Water Beast”, onde ele era referido simplesmente como “Manta”. Curiosidade, nesses episódios a cor do uniforme do Arraia foi alterado, do preto das HQs para um marrom oliva, até onde sei essa foi a única fez que isso ocorreu.

Já no episódio “Ghost” tivemos a única aparição do Fantasma Fidalgo (Gentleman Ghost) nas temporadas de Super-Amigos. E ele também teve alteração em comparação com sua versão quadrinistica, nesse episódio ele é chamado de “Fidalgo Jim Craddock” no lugar de “Fantasma Fidalgo”

Na trama da história um homem realizava um feitiço para trazer o Fidalgo de volta ao mundo dos vivos, unicamente para que ele pudesse se vingar do Superman e da Mulher-Maravilha, que foram os responsáveis por aprisionar seu espírito. O Fidalgo usou seus poderes para transformar vários representantes da ONU em fantasmas, incluindo o Superman e a Mulher-Maravilha. A maldição é finalmente quebrada pelos Super-Amigos, que conseguem enviar Fantasma Fidalgo de volta ao seu túmulo, para nunca mais voltar.

Nas próximas semanas trarei a 3ª temporada de “SuperFriends”.

Você pode gostar...

  • Bruno Castro

    Boa Joselio, essa foi a temporada mais marcante para mim, na verdade a única que peguei no SBT, sempre quis reassistir tudo com legenda ou dublado e sonho que chega na HBO Max algum dia. Várias curiosidades eu não conhecia viu, parabéns pelo texto

    • Joselio Bezerra

      Primeiramente Feliz Ano Novo Bruno, segundamente desculpa pela demora em te responder.

      Obrigado por ter gostado do texto, assim como você curto as temporadas dos SuperAmigos e sonho em ver ela entrando na grade do HBO Max.

      E fique esperto, esse ano falarei das demais temporadas da série.

      Um grande abraço meu amigo!!!