Setor 2814 #36 – [Terra 2] Lanterna Verde – Alan Scott

E NO EPISÓDIO DE HOJE…

A Carol Bardese e o Bruno Castro voltam a discutir sobre os personagens da Era de Ouro e finalmente foi a vez do Lanterna Verde da Terra 2 Alan Scott. Qual a origem do Alan Scott? Tem alguma relação com os guardiões do Universo? Quais são os poderes e fraquezas? E principais vilões? Saiba toda a novela para descobrir quem era a mãe dos seus filhos, Jade e Manto Negro.

Links Relacionados:

Alfred Bester nos quadrinhos

Lanterna Verde Alan Scott (ficha do personagem)

 

Você pode gostar...

  • Galera ótimo cast o de hj, amo os Lanternas e estou fazendo um exercício de unir os Universos DC/Marvel e ele me trouxe ideias novas de como inserir o Alan neste cenário.
    Sobre o Facebook e os Casts, realmente é um pecado meu, quase nunca comento algo, conheci há pouco tempo e sempre separo ali ele no app CastBox pra ouvir ou diretamente no site, que com carinho está guardado na Barra de Favoritos do Chrome. Sobre o Alcance do Facebook, acho que mesmo vcs pagando eu quase não recebia notificação nenhuma da page, só fui voltar a receber mais conteúdo geek quando dei uma filtrada naquilo em que eu seguia no facebook, tanto que recebi primeiramente hj no facebook do que no feed do CastBox.
    No demais uma curiosidade que talvez não fosse do interesse do Cast, durante a fase Silêncio do Batman, o Pequeno Bruce vê o Alan Scott passando pelos céus de Gotham ou Metropolis não me lembro.
    Um grande abraço galera, continuem o bom trabalho na medida do Possível, e daqui pra frente vou fazer o exercício do compartilhamento.

    • Bruno Castro

      E ai Bátema blz? Me conta mais sobre esse seu exercício de unir os 2 universos, está criando uma história nesse sentido? Sobre a divulgação a gente entende que as vezes esquecemos de comentar/compartilhar e as vezes eu acho que marcar as pessoas (que possivelmente terão interesse) nos comentários do post do face acaba ajudando mais do que compartilhar.

      Sobre as alcances do face, nós paramos de fazer lá pelo cast 15 ou 16, n sei se nos conhecia nessa época. Mas percebemos que por mais q saia divulgando em grupos do face, whatsapp, n adianta o maior divulgador é o boca a boca dos ouvintes, por isso que eu nem gosto de ficar todo ep. pedindo pra curtir e comentar porque todo mundo fala isso e virou uma coisa chata q nem escutamos muito. A nossa maior dúvida era se o que fazemos não estava bom ou se não estamos tendo alcance mesmo.

      Voltando para o cast, provavel que o pequeno Bruce tenha visto o Alan em Gotham porque ele residia em Gotham no passado e só depois mudou de cidade.

      Grande Abraço

      • Bruno, não tenho nada no Papel ainda, apenas esboços na cabeça da construção disto, é algo que não penso ser impossível, SHIELD, Laboratórios Stars, Luthor e Stark e Wayne, consigo enxergar vínculos fáceis para construir uma Liga, Vingadores, Titãs, X-Men num universo único. Entretanto na proporção de origem Cósmica envolvendo os Guardiões, Lanternas, Espectros destes Poderes, Jóias do Infinito, Galactus, Celestiais, Nova Gênese, Asgard e por aí vai, tenho ideias e pontos que vão tentando se conectar e funcionar de maneira que a história tenha sentido e seja coesa.

        Não penso em fazer um cabaré grandioso que a Marvel e DC fizeram nos últimos 30 anos, mas penso em tornar essa mescla possível. Por exemplo quando ligo os Guardiões e os Espectros dos Anéis à Joias do Infinito, eu penso em colocar como as Jóias sendo algo criado inicialmente se opor e ser mais forte que estes Espectros. Quando penso nos Espectros penso em converter eles como uma força da Natureza Cósmica(me corrijam se eu estiver errado pois não lembro de muita coisa da origem deles) que no passado foi usado de maneira errônea e que foi o ponto inicial para a criação das Jóias do Infinito, e mais tarde os Guardiões se tornaram os “detentores cósmicos” do poder dos Espectros selando eles e usando seu poder para proteger o Universo, daí sim separando em setores até criar seu exército de Lanternas.

        Por exemplo quando cito Galactus, Guardiões, Eternidade, Celestiais, penso que são remanescentes de um passado distante que praticamente destruiu este universo, assim se tornando entidades cósmicas que desempenham seus papéis no que restou desta batalha. Gosto muito de pegar elementos do Pré e Pós Crise, do Rebirth e até momentos heréticos do N52 e da Construção do Snyderverso dos Cinemas para o lado da DC, já do lado da Marvel, nada me tira da cabeça a grandiosidade dos X-Men dos anos 80 e 90 (Mesmo com todo aquele cabaré), penso em algumas coisas do Heróis Renascem que gostei como também a saga Ultimate que alimentou elementos do Cinema que simplificou e bagunçou muita coisa se comparado aos Quadrinhos. Minha intenção seria mesmo era Resumir e tornar mais simples diversas coisas para que todos estes heróis convivessem no mesmo Universo.

        Agora uma coisa que me empaca é conseguir construir este Hiato que existe e dá o Start na nova era dos Heróis que é o Período entre a 2 Guerra e a década de 80/90 pra frente. Apesar de Herético gostei muito do que Capitão America 1 fez com o lance do Caveira Vermelha usar a Joia do Espaço como algo para potencializar seu poder a frente das outras nações. Meu problema é criar uma maneira de inserir ali junto ao Capitão, Alan Scott, Sociedade da Justiça de forma que as consequências desta guerra gerem um Hiato entre estes dois momentos, criando uma período sem Heróis.

        • Olavo Lima

          eu cheguei a fazer um fanfic sobre isso, se quiser fazer parte dele é só entrar em contato

          • Olavo Lima

            sobre cast eu gostaria muito que vc participasse do cast que faço parte tanto o HQfan quanto o Toca Cast

          • Bruno Castro

            Oi Olavo, então foi vc q mandou um e-mail pra gente? Só vi e respondi ontem.

          • Opa, me passa essa Fanfic para dar uma lida, ainda não botei nada no papel sobre a história apenas pq estou construindo o universo, fazendo as pontas dele. Tenho intenção de fazer arcos fechados como uma GN ou os Filmes mesmo, história com começo, meio e fim, e a partir daí ir compartilhando esse novo universo e mesclando ele em sagas mais a frente.

  • Olavo Lima

    engenheiro de radio naquela época era o cara responsável pela manutenção e funcionamento da rede de radio, sem falar dos equipamentos de rádios que na época era uma tecnologia inovadora, existiam engenheiro de radio de guerra que eram vitais nas comunicações durante a guerra

    Gostei muito do podcast parabens

    • Bruno Castro

      Ai sim viu, boa explicação. É que na minha visão o Alan Scott era um engenheiro de transportes, sei lá, por estar no trem no momento do acidente (sem achei isso n sei pq). E que bom que gostou do cast

      Valeu ai grande Questão

  • Rafel Saitar

    Olá, casal!
    Não li DC e Marvel quando moleque e estou lendo aos poucos via encadernados agora depois de velho, e sempre vi os Lanternas como algo meio que “roubando” o jogo. Sempre ouço vocês, bem como outros podcasters, falando muito bem do Noite Mais Densa, vejo o Dia Mais Claro, e estou com vontade de investir na história pra ver qual é. Mas ainda bem que vocês trouxeram o Alan Scott. Era de ouro não dá pra mim…

    Em relação à divulgação de mídia podcast, essa é umas das mais espinhosas missões para alguém. Muito difícil trazer novos ouvintes para nosso lado. Recomendo para meus alunos, alguns colegas, mas nunca se sabe se as pessoas vão atrás. Vocês citaram o FB, mas foi no Twitter que os descobri, bem como outros casts que ouço. E olha que quase não uso o Twitter. Mas acho que o boca a boca funciona melhor lá.

    E encerrando, senti falta da leitura de comentários neste programa, hein. São três programas que gosto de ouvir comments, e o Setor é um deles (Podcrastinadores e Nerdcast são os outros). Volte à leitura, Carol!!!! Por favor!

    Sem mais, abração.

    • Bruno Castro

      E ai Rafel, blz?

      Por que acha o Lanterna meio que “roubava”? Porque ele conseguia fazer tudo? hehe
      Assim, pode ser que vc nem goste tanto de Noite mais Densa, eu gosto pq traz personagem de volta, gosto de referência. Nem prefiro histórias tão “cabeças” como as do Morrison (pq tenho q ler umas 10 vezes) mas as sagas do Jhons são mais simples e com bastante coisa q gosto. Mas enfim, tomara q goste. Pois é, estamos tentando fazer um serviço pra vcs de não precisar ler essas histórias da Era de Ouro hehe, tem hora q dá um sono…

      Sobre a divulgação isso é verdade, na época q conheci podcast eu tentava recomendar pra todo mundo e ninguém queria começar, pra alguém de fora é bem difícil começar msm. Ideal seria se os ouvintes existentes tivessem acesso. E sobre o Twitter é engraçado pq eu nunca tive e o nosso é bem pequeno por lá, mas que bom que trouxe vc pra cá. Se trouxe pelo menos um já é lucro.

      Sobre os e-mails, n se preocupe que a Carol vai voltar no próx.

      Abraço

      • Rafel Saitar

        O cara pode tudo! Menos se tiver cor amarela. Aí, não, né…

  • Diogo Brasil

    Show, não conhecia muito sobre o Alan Scott.
    Parabéns pelo podcast.

    • Bruno Castro

      E ai Diogo, se tiver algum personagem que sempre quis conhecer pode sugerir tbm.

      Valeu

  • O maior motivo da polêmica com a sexualidade do Allan Scot foi preconceito. Infelizmente muitas pessoas saem do armário depois de terem tentado uma vida que a maioria acredita ser normal, anos e anos sofrendo em silêncio, gerando até frutos (filhos) no processo.
    Os filhos do Allan Scot seria o menor dos problemas, o assunto da representatividade foi tratado mal e porcamente como na maioria das vezes. a DC perdeu a chance de construir esse drama e apresentar essa história para as pessoas, mas sabemos que os quadrinhos visam prioritariamente o lucro e com tanta gente homofóbica o título estaria fadado ao fracasso.

    Enfim, gosto do podcast, como vocês mesmos disseram uma vez, só estão conhecendo a fundo o universo DC recentemente, discordo muito das opiniões (da maioria pra ser exato), mas um podcast que se predispõe a falar de Allan Scot merece ter atenção. Com mais experiencia ganha, esse podcast pode crescer muito, continuem, torço por vocês. Já estou divulgando! até mais.

    • Bruno Castro

      E ai Rikum blz? Concordo com vc, essa questão dos filhos não existir é uma desculpa pra não aceitar um personagem gay, é muito chato quando as pessoas se incomodam com isso, pq n muda o fato dele ser herói, é no máximo quem ele vai beijar, complicado mesmo.

      Sobre o cast, realmente eu gosto mais de fazer casts assim de personagens do que aqueles casts opinativos. Principalmente porque hoje em dia as pessoas não respeitam muito a opinião dos outros. Como vc falou, não precisa concordar, basta respeitar e dar a opinião do ouvinte nos comentários que sempre será bem vinda. Agradeço demais o reconhecimento pelo da importância de um cast como o do Alan Scott, os personagens mais populares já tem muita atenção em cima.

      Abraços e valeu

  • John Lenon da Silva

    Eu escutei faz tempo, e demorei pra comentar, então aí vai..

    A primeira vez que eu tive contato com esse Lanterna foi no desenho da Liga, era integrante do Grêmio da Justiça, bom se não era ele, deveria ser inspirado então.E quanto a Lanterna ser gay, a confusão de acharem que era o Hall , a culpa era os títulos das matérias, até eu fui enganado, e ao ler a matéria vi que se tratava de um outro cara, e achei valido já que tratava de uma reformulação, mais tarde fui ler o arco Convergência , e lá estava ele, nem parecia ser gay ou hétero, só estava sendo herói como qualquer outro , acho que as pessoas que reclamaram devem ter assistido filme do Lanterna que vocês citaram no cast passado.

    Ótimo cast, e vou tentar apresentar pra o cast pra alguns amigos, que provavelmente são só 2 , pois acho que no meu facebook 99% não são pessoas interessadas em hqs, só se vocês fizerem um cast especifico só de novelas e Big brother hahaha.

    Vamos combinar né…esse novo uniforme do Allan Scott é bem melhor.

    https://uploads.disquscdn.com/images/c19a9518db2bc389f12f008b89ea81cfd5c22f36c0ada7069c3deaea5f0e9323.jpg

    • Bruno Castro

      E ai John blz? Eu tbm tive meu primeiro contato pelo Grêmio da Justiça, onde o personagem ali era chamado de Guardião Verde, só bem depois que fui conhecer a verdadeira Sociedade da Justiça. Também concordo com vc, pra mim o gênero da pessoa não muda em nada o fato dele ser herói, as pessoas deviam saber separar isso.

      Sobre a divulgação, eu entendo bem, praticamente todo mundo do meu face tbm não é antenado nessa mídia, mas divulgue sim pra quem acha que vai gostar, pode ser pouco mas já nos ajuda demais.

      Valeu

  • Carlos Roberto

    Fala Carol e Bruno beleza?
    Antes de falar do Cast em si, uma dúvida, quando eu baixo os cast por algum aplicativo de celular eu estou ajudando voces? Ou eu tenho que baixar direto do site?
    Bom, gostei muito do Cast, confesso que Alan Scott não e um personagem relevante para mim, mas gosto de Cast assim que nos apresentam novos/velhos personagens que não são muito comentados.
    E em relacao ao desabafo no final, fico triste por vovvo terem essas dificuldades, pois eu gosto tanto do Cast de vocês, e tento ajudar de toda forma, compartilhando, comentando com conhecidos, pois quero ver o sucesso de vocês, se tiver algum jeito a mais que eu possa ajudar pode contar comigo.
    E vocês pretendem mudar o foco do Cast para alen da DC comics? Ou pretendem continuar no mesmo formato?
    Um grande abraço!

    • Bruno Castro

      E ai Carlos blz?

      Eu tbm tinha essa dúvida sobre os downloads (onde que é contabilizado e tudo mais). Uma vez fiz um teste e até se vc escutar pelo player do site sem baixar conta como download. Então pode ficar tranquilo e escutar onde achar melhor mesmo 🙂

      Sobre o desabafo, eu até falei antes pra não deixar mal entendidos, os ouvintes que temos nos dá orgulho demais, principalmente ouvintes como vc que sempre tá vindo aqui deixar seu comentário. Valeu msm.

      Sobre a mudança de foco, confesso que as vezes dá vontade de falar de temas em geral do mundo nerd, mas como com o Setor vamos ficar somente na parte da DC msm. O Plano seria (se vivessemos num mundo perfeito) de fazer um cast spin off comentando qualquer coisa em geral, mas como já temos gastos com edição por fora e pela falta de tempo vimos que não dava. Mas já que puxou o assunto, vc queria nos ver falando de outras coisas?

      Abraço

      • Carlos Roberto

        Entao, eu fiz essa pergunta pois eu escuto no aplicativo do celular, por isso minha duvida.
        Sobre temas variados, na minha humilde opinião, eu acharia melhor vocês ficarem na DC, pois esse é o diferencial de voces, foi por abordarem apenas a DC seja em HQs, filmes,jogos, etc, que me chamou atenção, porque muitas informações que vocês dão não se escuta em nenhum outro podcast, principalmente relacionado a pré crise. Mas é claro, rezo pelo sucesso de vocês e se decidirem mudar algo, mudanças são sempre bem vindas!
        E uma última pergunta, quando vocês irão fazer um Cast sobre os 80 anos do Superman e a Action Comics 1000?
        Um grande abraço e para o alto e avante!

  • Carlos Roberto

    Ufa, que bom que meu comentário será lido haha.
    Espero ansiosamente o Cast sobre o super, pois nosso azulão merece!

  • Reinaldo Freire

    Cast com bastante informações. Valeu! Só esqueceram de falar da grande queda de tabu na DC. A alrealter de sexualidade do heroi.

    • Bruno Castro

      Opa Reinaldo, q bom q gostou. Nesse cast decidimos fazer somente a fase Pré-Crise dele, quando fizermos o pós crise até atualmente falaremos sim.

      Valeu

      • Reinaldo Freire

        Beleza Bruno! Valeu!

  • 00:13:00 Na verdade nas estórias iniciais Alan Scott poderia ser acertado com qualquer não-metal, o que incluiria não somente madeira mas até punhos normais. No entanto o anel dava-lhe maestria sobre metais, e ele era a prova de balas. A primeira vez que começam a se referir à madeira como única fraqueza de Alan é Green Lantern (volume 1) #10, com a primeira aparição de Vandal Savage.