Setor 2814 #31 – Hqs vs Mangás

E NO EPISÓDIO DE HOJE…

A Carol Bardese e o Bruno Castro recebem o Joel Suke e o Júlio Soares ambos do Azilacast e Heróis do Futuro, Fábio Franzoni do Pow de Cast para discutir qual a melhor mídia de leitura: HQs ou Mangás. Qual o melhor estilo? Histórias com final ou sem fim? Leitura em preto e branco ou colorida? Qual o melhor tipo de história? Quem são os melhores roteiristas e os ilustradores? Descubra ganha em uma batalha com personagens de Hqs vs Mangás

Links Relacionados:

Projeto Colabora.ai

Artes Alex Ross

Artes Vagabond (o Alex Ross japonês)

 

Você pode gostar...

  • John Lenon da Silva

    Ouvi o anterior, foi um ótimo cast, e o jabá do Zoneando Podcast funcionou pra mim ….pois adicionei no meu feed. Estou curioso para ouvir esse do

    Hqs vs Mangás.

    • Bruno Castro

      Fala ai John blz? Fico feliz que estamos levando ouvintes para os nossos parceiros. Grande abraço

  • Thurman Chipeska

    Esse lance de “manga é feito com amor” e “manga é feito pra ter fim” é mito. O lance é que manga “engana” muito melhor que comics. Quem estudou como funciona o mercado editorial japonês, ou mesmo quem leu “bakuman” sabe que manter um título sendo publicado é uma competição voraz.
    A meta do autor é ser publicado (afinal isso é um emprego como qualquer outro); É aconselhado que os autores pensem em arcos fechados caso eles não passem no questionário, seus mangas pelo menos tenham um encerramento digno. Sim, lá os títulos que vão continuar sendo publicados são decididos dessa forma cruel, em enquetes populares.
    E assim como no mercado ocidental, apenas autores consagrados tem o luxo de fazer hiatos ou até mesmo liberdade criativa total.

    • Bruno Castro

      E ai Thurman, eu não fazia idéia que funcionava dessa maneira, e faz bastante sentido. Vc conhece algum caso onde um mangá era pra ter tido uma vida maior e foi cancelado por conta da baixa aceitação ou o contrário, q teve q continuar mesmo o autor querendo acabar?

      • Thurman Chipeska

        Há rumores de que mangas como Dragon Ball, Yu Yu hakusho e Hunter x Hunter atendem a esse tipo de situação. Os autores tentam fazer de tudo para encerrar mas os editores querem sempre mais e mais…

  • AzBats

    Quanto ao tema só digo uma coisa: me julguem, mas gostaria de ver/ler ao menos um arco de histórias da Liga da Justiça ou do título Trindade (estrelado por Superman,Batman e Mulher Maravilha) desenhado por um desenhista famoso por carregar influências de mangá/anime: Joe Madureira. Sim, além de fá/leitor da DC, sou um fã/leitor da fase noventista dos X-Men. Obrigado pelo podcast e boa noite.

    • Bruno Castro

      Fala AzBats, eu não conhecia o Joe Madureira e fui aqui em busca dos seus trabalhos e concordo com vc, depois de ver a arte dele quero tbm ver ele desenhando alguma história da DC.

      http://media.comicbook.com/2016/06/joe-mad-jla-185651.jpg

      • AzBats

        Ele ficou muito famoso na década de noventa desenhando os X-Men, sendo apontado como o principal substituto do Jim Lee quando este abandonou os X-Men para fundar a Image Comics junto de outros desenhistas que antes atuavam na Marvel. Ficou ainda mais quando desenhou os X-Men em mega eventos como “A Era do Apocalipse”. Como o período dele como desenhista dos heróis mutantes é contemporâneo da Liga da Justiça do Grant Morrison, chegou se a cogitar um crossover da LJA com os X-Men, que não se concretizou. Depois que se desligou da Marvel, para a DC fez algumas poucas páginas de histórias do Superman (da fase que Lex Luthor se torna presidente dos EUA) e algumas capas variantes mais recentes como essa que você postou. Boa noite.

  • Patrick Junior

    os comics possuem personagens carismaticos da nossa infancia que mesmo fantasiosos possuem um pé na realidade,ja os japoneses tem um senso de convivencia social muito estranho.
    eu prefiro comics.
    quando vc cansa de ler historias de herois vc sempre enconta outras linhas de hqs mais adultas como as da image,dark horse,vertigo ,que inclusive são historias fechadas com fim.
    o manga mesmo sendo seinen possui um senso de realidade muito distinto,alem de alguns trejeitos japoneses que nunca caberiam na nossa vida ocidental!

    • Bruno Castro

      Fala Patrick, é um ótimo ponto de vista que esquecemos de abordar no cast, eu parando pra pensar agora quando a gente é criança acaba aceitando tudo porque estamos aprendendo um mundo novo, mas se hoje eu fosse assistir/ler algum anime/mangá eu ia demorar um pouco para acostumar com a cultura japonesa. Ao contrário da cultura americana q acho que acho mais parecido com a nossa.

      Obrigado pelo comentário 🙂

  • Carlos Roberto

    Fala setor!
    Quem diria que vocês teriam um lado Otaku haha, me surpreendi com o tema e adorei a forma que vocês compararam tanto o mercado oriental quanto o ocidental. Só uma ressalva, vocês esqueceram de citar no quesito popularidade a tv manchete, pois ela que foi responsável pelo “Boom” de animes e posteriormente os mangás aqui no Brasil.
    E só pra constar minha opinião, eu leio tanto comics e mangás, e posso dizer que cada um tem suas peculiaridades, mas penso que as Comics por ter os EUA como principal influência, e sendo o Próprio a maior potência do mundo, as comics tendem a cair mais no gosto do público.
    Em relação ao multiverso das comics eu adoro! Penso que assim temos mais “originalidade” em histórias, saindo um pouco do main stream, tanto que eu estou acompanhando o “Batman: White Knight” e está excelente!
    Um grande abraço e até a próxima!

    • Bruno Castro

      Fala Carlos, blz?

      Na verdade nesse cast queríamos deixar a manchete de lado e focar somente no mangá mesmo, apesar de ser inegável a influencia dela na popularização dessa mídia. Agora eu que pergunto, quais animes e tokusatsu gostava mais naquela época? E Obrigado por concordar cmg sobre a vantagem do multiverso.

      Abraço

      • Carlos Roberto

        Eu percebi mesmo que vocês quiseram focar mais no mangá, só citei a manchete pois foi muito importante na popularidade dos mangas aqui no Brasil.
        Bom, tokusatsu eu não era muito fã, a não ser os Power Rangers, que na verdade é uma cópia dos japas, mas tá valendo haha, agora animes, vish tinha uma porrada, Dragon Ball, yuyu Hakusho, fly o pequeno guerreiro, cavaleiros do zodíaco, Evangelion, praticamente tudo que passava eu assistia haha, mas dragon Ball segue sendo o meu favorito!.
        Sobre concordar com você, eu gosto demais do multiverso, abre probabilidade para histórias fora do main stream.
        E a propósito foi boa a viagem para New York? Um grande abraços para vocês!.

  • Muibom o cast! Pessoalmente prefiro mil vezes mangá! E respondendo a pergunta, quem ganha a luta entre o Superman vs Goku? Respondo essa pergunta fácil, depende do roteirista! Kkk um forte abraço 😀

    • Bruno Castro

      E ai Alexandre blz? Quais mangás vc prefere? E concordo 100% com sua resposta hehe. Abraço

      • Fala Bruno, tudo beleza! Então, gosto dos mangás Love Hina, Dragon Ball e Cavaleiros são clássicos eternos, Rurouni Kenshin (Samurai X), Evangelion é maravilhoso, todos os mangás da CLAMP (Sakura CC, Chobits, X/1999, Guerreiras Mágicas, etc.), InuYasha, Shaman King, Tsubasa, Berserk, Vagabond e o melhor mangá ever do Universo, One Piece <3